DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DAS OBRAS DO CONTORNO É TEMA DE CAPACITAÇÃO COM A FATMA

DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DAS OBRAS DO CONTORNO É TEMA DE CAPACITAÇÃO COM A FATMA

Equipe de meio ambiente da Litoral Sul promoveu workshop sobre gerenciamento de resíduos para capacitar empresas que atuam nas obras do Contorno Viário de Florianópolis

A equipe de Meio Ambiente do Contorno Viário e consultores de empresas que atuam diretamente nas obras do Contorno Viário participaram de uma capacitação sobre o Sistema de Controle de Movimentação de Resíduos e Rejeitos da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). O objetivo do workshop foi capacitar as empresas que atuam no Contorno, e geram algum tipo de resíduo ou rejeito, a inserir dados no sistema eletrônico utilizado pela Fatma.

Todo e qualquer tipo de material caracterizado como resíduo ou rejeito produzido nas várias frentes de obras da futura rodovia tem destinação controlada desde o seu início – quando foi produzido – até sua destinação final, seguindo os parâmetros da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), além de resoluções e normas técnicas. A capacitação foi solicitada pela coordenadora de Meio Ambiente do Contorno, Daniela Bussmann, que junto com a equipe da Fatma, coordenou a atividade.

“Apesar de todos os resíduos das obras terem sua destinação monitorada pela concessionária e respeitar a legislação, a capacitação da Fatma foi essencial, pois ressaltou para as empresas que geram resíduos na obra, sejam de construção civil ou rejeitos, como inserir de forma eficiente as informações da destinação no sistema eletrônico do órgão ambiental”, salientou Daniela.

Participaram da atividade as empresas Brooks Ambiental, responsável pela coleta e destinação de resíduos de construção e demolição; Multiban Sanitários Portáteis, responsável pela coleta e gestão dos efluentes sanitários; Salini Impregilo, construtora que atua na implantação das obras; e, por fim, Avistar Engenharia, responsável pela Supervisão Ambiental das frentes de obras.

RESÍDUOS NO CONTORNO

Ao todo, entre os diferentes tipos de resíduos gerados no Contorno, foram produzidas desde o início das obras 186 toneladas, além de 27 toneladas de efluentes sanitários e industriais. Toda esta quantidade foi monitorada, detalhada com informações de quem gerou e transportou, assim como informações sobre a destinação, certificação e controle.